Menu

꒰ Floriografia ꒱

 ꒰A Linguagem Secreta das Flores ꒱

Iniciando um novo marcador aqui no blog sobre livros, com o livro mais recente que li e também novo integrante da minha lista de livros favoritos: Floriografia, por Jessica Roux.



Este livro estava na minha wishlist há um bom tempo, porém com o lançamento em português pela Editora DarkSide, vi então a oportunidade de realizar este desejo.

"A linguagem vitoriana das flores — também conhecida como floriografia — surgiu como um método secreto de comunicação em uma época em que a boa etiqueta desencorajava demonstrações evidentes de emoções. Extraídos da literatura, da mitologia, da religião, das lendas medievais e até de seus formatos, os significados das flores são uma linguagem própria, capaz de expressar sentimentos que muitas vezes fogem às palavras."

Um verdadeiro encanto pra quem gosta de flores/plantas, simbologia, mitologia e também arte pois o livro é inteiro ilustrado, ou seja, eu estou apaixonada. É muito curioso como alguns significados divergem de outras abordagens, mas ao mesmo tempo fazem total sentido a partir da leitura da história e contexto da época.


 ꒰ Resumo em fotos ꒱










 ꒰ Flores e plantas favoritas ꒱

Fiz uma lista das minhas flores e plantas favoritas com base no livro. Algumas, independentemente do significado, já me eram queridas e sinto uma conexão tão profunda que parece vir da alma, como é o caso do Carvalho. Outras, acabei me afeiçoando durante a leitura.

  • Amor-Perfeito: "Você está sempre nos meus pensamentos"
  • Áster: "Delicadeza"
  • Azevinho: "Clarividência"
  • Begônia: "Retribuição de um favor. Um alerta"
  • Beladona: "Silêncio"
  • Botão-de-Ouro: "Você tem um charme radiante"
  • Camomila: "Força em meio à adversidade"
  • Carvalho: "Coragem"
  • Corniso: "Nosso amor vai superar as adversidades"
  • Dedaleira: "Charadas. Segredos"
  • Estramônio: "Encantos traiçoeiros"
  • Fura-Neve: "Consolo. Esperança"
  • Girassol: "Falsas riquezas"
  • Hera: "Fidelidade. Apego"
  • Hortênsia: "Ostentação. Crueldade"
  • Jacinto: "Perdoe-me, por favor"
  • Jacinto-dos-Campos: "Humildade. Lealdade"
  • Lavanda: "Desconfiança"
  • Lírio-do-Vale: "Retorno da felicidade"
  • Miosótis: "Não me esqueça"
  • Papoula: "Sono eterno"
  • Prímula: "Ser agraciado"
  • Trevo: "Boa sorte"
  • Urze: "Sorte. Proteção"
  • Véu-de-Noiva: "Pureza. Inocência"
  • Visco: "Superação das dificuldades"


❀⋆˚⋆❀⋆˚ Até a próxima! ˚⋆❀⋆˚⋆❀

18 comentários:

  1. Oiii, obrigada por comentar no meu blog!
    Que maravilhoso esse livro, fiquei com vontade de ter também. Deve ser muito legal presentear flores para alguém com os significados escolhidos. Fiquei imaginando receber uma mensagem pelas próprias flores.

    Seu blog é incrível, vou sempre acompanhar os posts!
    ૮꒰ ˶• ༝ •˶꒱ა ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Estarei sempre te acompanhando também ♡٩(ˊᗜˋ*)و.

      Excluir
  2. Oii Deb!!

    Que livro mais lindo!!! A DarkSide arrasa em seus livros. As ilustrações dos livros são sempre maravilhosas e tudo tão bem trabalho.

    Tenho uma admiração grande com pessoas que gosta de coisas assim como flores, pássaros, câmeras analógicas etc.. Vocês passam um ar de pessoas inteligentes meio cults sabe, acho que é assim kakakka.

    Dá sua lista de favoritos a que mais me chamou atenção foi a Miosótis. Seu significado me chamou muito atenção. Ansiosa também para ver mais post sobre livros!! Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! ♡
      A vontade realmente é de levar tudo do site da DarkSide! É muita gentileza sua a parte do cult haha Obrigada pelo carinho (。•̀ᴗ-)✧

      Excluir
  3. O pessoal dar flor pra falar algo ruim seria muito engraçado jfhjdjkfjd esse achei tão bonito:

    Corniso: "Nosso amor vai superar as adversidades" ♡

    Amei o livro e as fotinhas! Sua composição de fotos é linda demais ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, a pessoa recebe uma flor bonita e quando vai ver é uma ameaça ou recado negativo hahahaha
      Obrigada meu amô (꜆˶ᵔᵕᵔ˶)꜆

      Excluir
  4. Aaah, que livro mais lindo!

    Fico encantada com uma diagramação dessas. Dá para perceber o capricho em cada detalhe.
    Acho que no momento preciso de uma plantação de camomila rsrs. Força em meio à adversidade.
    Amei as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha me lembrou aquela imagem da pessoa deitada coberta de lavanda para se acalmar! ₍⑅ᐢ..ᐢ₎♡

      Excluir
  5. Que livro mais lindo! Essas "cartinhas" vieram com ele? E amei as fotinhos que tu tirou pro post.

    Eu também tenho essa conexão estranha com o carvalho, acredita? E o estranho é que só fui ver um carvalho pessoalmente depois que me mudei pra Alemanha. A mesma coisa com lavanda, sempre me senti conectada com ela mesmo sem ter visto uma flor de lavanda pessoalmente antes de vir pra cá. De onde será que vem isso, hein?

    Te amo, Deb <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika querida ♡゚
      Simmm, as cartinhas vieram com essa edição e os marcadores também!

      Não acredito que você também tem isso com o carvalho! Como você se sentiu ao ver um pessoalmente? Eu acredito que quando for a minha vez vou até me emocionar.
      Será que é coisa de vidas passadas?

      Amo você Mika ૮꒰ ˶• ༝ •˶꒱ა ♡

      Excluir
  6. Oi Deb! Amei seu cantinho, é super fofo e acolhedor! <3 Te coloquei no meu blogroll e pretendo voltar sempre ^^
    Eu adorei a resenha porque tinha curiosidade sobre esse livro mas estava em dúvida se ele não era muito igual ao Linguagem das flores, da Sheila Pickles. Eu tenho um exemplar só porque lembro de ler ele na casa da professora de pintura da minha avó e ficar apaixonada por aquilo quando eu era criança, é um livrinho lindo, com gravuras maravilhosas e eu fiquei obcecada pelas foxgloves/dedaleiras, mas minha avó achava que dava muito azar ter quadro delas, aí nunca pintou pra mim risos
    Mas ele é bem diferente e eu adorei o estilo das páginas e desenhos.... Agora vou ter que colocar na minha wishlist de novo hahahahah
    Te add lá no Goodreads também!
    Tenha uma ótima quinta-feira! Se cuida!
    Kisus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Steph! Muito obrigada pelo carinho! Tentei acessar seu blog pelo link do seu perfil do comentário, mas parece que ta privado. :(
      Queria muito poder retribuir te colocando no blogroll também.

      E poxa que interessante, não sabia que tinha outro livro com o mesmo nome e com o mesmo tema! Ja estou pesquisando sobre aqui.
      Fiquei curiosa sobre o motivo do quadro de dedaleira dar azar, também acho tão lindas!

      Já te aceitei lá no Goodreads! Até mais! Beijos! ⍝ ˘ ᵜ ˘ ⍝

      Excluir
  7. já sabia q existe a linguagem das flores, mas não sabia muito sobre, achei o livro mt interessante e me lembrou um pouco o jogo Strange Horticulture, principalmente os cartões, recomendo dar uma olhada, ele fala de plantas e e vc resolve uns puzzles.
    Meio triste que minhas flores favoritas não tem um significado muito bom, mas mesmo assim achei interessante kk.
    Estou gostando do seu blog e dos assuntos falados, bem diferentes e legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu fui pesquisar esse jogo e to simplesmente encantada, ja adicionei na lista de favoritos da Steam hahahahaha

      Tava dando uma olhada e tem outros livros com esse tema, algum deles deve trazer outros tipos de flores, talvez alguma que você goste esteja por lá.

      Muito obrigada pelo carinho ૮(˶•˕•˶)ა.

      Excluir
  8. Adoro essa coisa do ser humano de usar outras coisas como símbolos para comunicar algo. Achei incrível a ideia de usar flores para dar alertas e imagino até mesmo a possibilidade de ser passivo agressivo com elas, uaheuahe.

    O livro em si é muito lindo, que isso! Se bem que a Darkside tem uma diagramação incrível mesmo, né. E o seu post também está incrivelmente bem diagramado. Adorei!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Realmente, tem algumas com significados justamente para ser agressivo ou ameaçar alguém, isso é muito curioso hahaha

      Obrigada pelo carinho (❍ᴥ❍ʋ)

      Excluir
  9. Eu simplesmente amei o seu blog!! Também criei um blog aqui com dicas femininas, se chama "secretgirls" estou apenas começando, então não tem muita coisa e é meio difícil editar pelo celular, mas estou tentando ao máximo!!! 💞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Obrigada! Ah poxa queria muito visitar seu blog, mas não consegui encontrar. :(
      Se passar por aqui de novo deixa o link pra gente!

      Beijos! (ฅ• ᴥ •ฅ)

      Excluir